A VIDA É O QUE FAZEMOS DELA!


sábado, 28 de novembro de 2009

Biografias III


Tuomas Holopainen
Tuomas nasceu em 25 de dezembro de 1976, em Kitee, Finlândia. Desde a infância ele é fã dos clássicos da Disney bem como seus personagens, preferindo o Pato Donald. Quanto a literatura, ele prefere histórias de fantasia pura, ou de mistérios, como O Senhor dos Anéi ou The Dark Tower de Stephen King.
Tuomas é dono de uma pequena ilha próxima a Kitee onde ele costuma receber seus amigos pessoais e descansar nas férias.
Formação e primeiras bandas

Holopainen escrevia textos musicais desde a escola. Ainda com sete anos de idade, sua mãe o escreveu em aulas de piano, mais tarde ele também estudou clarinete, saxofone e música teórica. Na adolescência ele se tornou pianista de uma banda escolar de jazz.
Tuomas entrou para sua primeira banda em 1992, um pequeno projeto chamado Dismal Silence, onde esteve apenas como membro ao vivo por alguns meses. Em 1995, ele entrou para o grupo Darkwoods My Betrothed, já no álbum de estréia Heirs of the North Star, foi nessa época que ele escreveu sua primeira canção, "A New Heaven A New Earth". Nesse mesmo ano ele entrou para outra banda, Nattvindens Grªt, com a qual lançou dois álbuns, A Bard´s Tale e Chaos Without Theory, e uma Fita Demo, Dar Svanar Flyger.
Tuomas continuou trabalhando com o Darkwoods My Betrothed até 1998, lançando com a banda mais dois álbuns, Autumn Roars Thunder e Witch-Hunts.















Carreira com o Nightwish





Em julho de 1996, Tuomas decidiu criar seu próprio projeto musical para que ele pudesse escrever suas próprias músicas. Para a formação do grupo, Tuomas chamou dois amigos de escola, a cantora Tarja Turunen e o guitarrista Erno Vuorinen. Em dezembro eles gravaram e lançaram uma demo intitulada Nightwish, da qual foi retirado o nome da banda.
Em novembro de 1997, é lançado o primeiro álbum, Angels Fall First, o grupo fez seu primeiro show em 31 de dezembro do mesmo ano, em sua cidade natal. A banda, porém, só ficou internacionalmente famosa com o lançamento do álbum Oceanborn, em 1998. Em 1999, o grupo se apresentou em diversos lugares da Finlândia e da Europa e continuou fazendo shows pelos anos de 2000 e 2001, período de lançamento do álbum Wishmaster e do EP Over the Hills and Far Away.
Nessa época, Tuomas decicidu acabar com a banda, chegando a ligar para as duas gravadoras, Spinefarm e Drakkar para anunciar o fim, mas decidiu reconsiderar após uma conversa com o cantor Tony Kakko. Para que a banda continuasse, Tuomas demitiu o até então baixista, Sami Vªnskª, e contratou Ewo Rytkönen como novo empresário. A banda também assinou um contrato com a King Foo Entertainment.
Em 2002, o Nightwish lançou o álbum Century Child e excursionou mundialmente para divulgá-lo. O álbum Once, de 2004, vendeu mais de 1 milhão de cópias ao redor do mundo, conseguindo dois discos de platina e um de ouro. A turnê promocional do álbum acabou em 21 de outubro de 2005 em Helsinque, na Finlândia, após esse show, Tuomas demitiu Tarja ( ela , por causa do marido, estava criando problemas internos para a bando como um todo ) atráves de uma carta aberta, e anunciou que o Nightwish realizaria um pausa durante o ano de 2006.
Em abril de 2006, Tuomas começa a trabalhar no novo álbum do Nightwish, Dark Passion Play, mas a nova vocalista da banda, Anette Olzon, só foi anunciada em maio de 2007. Em setembro de 2007, Dark Passion Play é finalmente lançado mundialmente, e no mesmo mês a banda inicia uma turnê mundial que já passou por Portugal e Brasil em novembro de 2008, a turnê tem fim previsto apenas para 19 de setembro de 2009.
Em julho de 2008, uma representante do EMM Awards perguntou para Tuomas: Você está trabalhando no novo álbum do Nightwish nesse momento?, e ele respondeu:
“ No que diz respeito às idéias, sim, o tempo todo. Acabo de comprar um novo caderno de notas para as letras, pois o primeiro já está cheio. No momento, tenho uma música completa, vários conceitos e títulos para outras faixas e uma visão bastante clara do álbum. Será fantástico começar a trabalhar nisso em tempo integral, em algum momento do ano que vem. Mas precisamos sobreviver e viver ao máximo esta turnê primeiro. ”





Nenhum comentário:

Postar um comentário