A VIDA É O QUE FAZEMOS DELA!


sábado, 14 de novembro de 2009

Lâmia - Stardust

StarDust
O segredo da Estrela
Stardust é o segundo livro escrito por Neil Gaiman, geralmente publicado com ilustrações de Charles Vess.
O livro conta a história de uma cidade fictícia chamada "Muralha", conhecida assim por ser rodeada por um imenso muro, que tem uma fenda constantemente vigiada, que, uma vez atravessada, levaria as personagens para outro mundo.
Em 2007, foi lançado um filme baseado no livro, que tem recebido críticas positivas.
Resumo
A história começa com um jovem chamado Dustan Thorn que morava num vilarejo chamado muralha; assim chamado devido ser rodeado por um imenso muro que possui uma portal para outro mundo e que e é vigiado pelos próprios moradores do vilarejo que não deixam ninguém passar exceto a cada nove anos que ocorre uma feira que os habitantes de ambas as partes podem participar. Esse jovem estava noivo e queria comprar um presente para sua amada portanto foi para o outro lado da muralha para comprar um presente especial do mundo das fadas. Chegando numa barraca viu umas flores de vidro muito bonitas e decidiu comprar uma delas para sua noiva.Porém a vendedora disse que eles lá não aceitavam dinheiro e que a venderia por um beijo. Nesse beijo ele se encantou por ela. Nove meses depois uma criança foi mandada pela brecha do muro endereçada a Dustan Thorn.
Anos depois a criança que recebera o nome de Tristan Thorn tem Dezessete anos e trabalha como balconista,além de ser apaixonado por uma garota chamada Vitória, a garota mais bela da cidade que,por ironia do destino, não esta nem ai para ele.Porém, certo dia, quando ela vai na mercearia onde ele trabalha e compra muitas coisas e ele a ajuda a levar para casa e se declara para ela quando uma estrela cadente passa por eles e ela com desdén diz que se casara com ele se ele pegar aquela estrela em uma semana caso contrário ela terá que se casar com outro homem que fora escolhido por seus pais Passado isso ele conta a seu pai que atravessará o muro e seu pai conta que sua mãe é do outro lado do muro e ele o leva até a brecha e diz aos vigias para os deixar passar assim ele atravessa o muro e logo encontra a estrela que para a sua surpresa é uma pessoa que foi derrubada por um cordão que foi arremessado pelo Rei deste mundo que se chama Sthone Hold no seu leito de morte e apenas seu verdadeiro herdeiro deveria pegar e ser o novo rei. Não bastando isso eles terão que fugir de uma bruxa que quer pegar o coração da estrela.

Lâmia



Lâmia - rejuvenescida após
devorar o coração de uma Estrela



Perseguindo Yvaine
Stardust
Lamia é um personagem fictício do filme e livro de fantasia Stardust. No livro, ela nunca é nomeada. Ela é a principal antagonista do filme e do livro, é uma bruxa má que visa a devorar o coração de uma estrela cadente chamada Yvaine. Em ambos, livro e filme ela é a líder de três bruxas coletivamente conhecidas como o Lilim. No romance irmãs de Lamia têm nomes, embora no filme elas sejam nomeadas Empusa e Mormo. Na adaptação cinematográfica, ela é representada por Michelle Pfeiffer.
Lamia no romance

Na romance Lamia é simplesmente referida como a rainha-bruxa. Ela afirma que o seu verdadeiro nome foi perdido quando sua terra natal de Carnadine afundou sob as ondas. Em um ponto, ela emprega o nome Morwanneg como uma ironia, pois torcido Morwanneg significa "Desaparecido abaixo das ondas”.Ela é consideravelmente menos cruel do que no romance, bruxas e outros não parecem temê-la muito. Existe também uma profecia no romance que diz:”Um dia um esquilo vermelho irá encontrar uma bolota que deve crescer em um carvalho que serão cortadas e esculpida para o berço de uma criança que vai crescer para destruí-la”. Esta profecia não é mencionado no filme. Também é implícito que a Rainha é, de fato, mais velha do que o próprio mundo.
No romance, a Bruxa-Rainha apresenta uma afinidade para a cor vermelha, dão a ela belos trajes vermelhos quando ela foi restabelecida a uma bela jovem mulher, e usa uma pulseira escarlate, sob a forma de uma serpente. No filme, ela favorece verde, que foi deliberadamente escolhido para formar uma semelhança de um réptil da balança, e na mitologia grega, um reptiliano Lamia é um demônio do sexo feminino. Além disso, no romance, ela é descrita como tendo cabelos escuros, enquanto que no filme ela é loira.
As Lilim estão escondidas no romance de todo o mundo e o tem sido ao longo dos séculos. Eles vivem em uma casa, esquálida de madeira "tão espesso que era quase uma floresta". A madeira é literalmente mais joven do que as bruxas, como eram antigas antes que ele tinha mesmo a partir da superfície terrestre e começou a desenvolver-se. No filme, as bruxas decrépitas vivem em um castelo em um desfiladeiro, e não há nenhum rumor de serem mortas nunca. Afigura-se que outras bruxas sabiam da sua existência, Lamia como mostra a sua verdadeira identidade a Sal no filme, que é de uma vez aterrorizada.

Personagem histórica

Na altura em que o filme tem lugar, Lamia tem 5000 anos e é, nas palavras da atriz Michelle Pfeiffer, "chega ao fim de sua vida de bruxa". Ela é uma feiticeira hedionda e imensamente poderosa. Ela tem duas irmãs que são tão velhas como ela e as três vivem juntas em um palácio dentro de um desfiladeiro degradado. Quatro séculos antes dos eventos do filme, as três bruxas seqüestraram uma estrela e cortaram seu coração, comendo-o para restabelecer a sua juventude e beleza, mas eles têm quase consumido o coração, agora, e por sua beleza e juventudes já pereceram. Elas precisam comer o coração de outra estrela para fazer a mudança permanente. Quando elas vê em uma estrela cair do céu, Lamia devora a última parte do coração e rejuvenesce-se, tornando-se uma bela jovem mulher. Ela então vai para capturar a estrela de modo que ela possa cortar o seu coração e compartilhá-lo com suas irmãs, embora o mantendo sobre ela planos para si mesma. Cada vez que Lamia emprega sua magia , usa-se mais da energia que ela ganhou ao consumir o último pedaço do coração da estrela, causando a sua idade como o filme avança. Isto é largamente utilizado para efeitos.
No universo ficcional da história, no entanto, as estrelas são, na realidade biológica humanóide formas de vida e a estrela que está a proceder a Lamia é uma bela, mas um pouco vulnerável jovem mulher chamada Yvaine. Durante o filme Lamia tenta capturar Yvaine que está protegida pelo protagonista principal, um jovem rapaz chamado Tristran Thorn. Lamia eventualmente consegue capturar Yvaine e levando-a ao seu palácio. Até este ponto Lamia tornou-se uma velha hag e quer como nunca devorar o coração de Yvaine. E suas irmãs igualmente viciosas prendem com correias Yvaine a uma mesa , estão a ponto de cortar seu coração quando Tristan chega com sua mãe Una e o príncipe Septimus. Uma batalha segue durante que Septimus suceda na matança Empusa, irmã do Lamia. Lamia então usa sua magia e mata Septimus , usando-o depois como boneco vodu para atacar Tristan .
Lamia e a restante irmã, Empusa atacam Tristan que libera todos os animais que a sádica Mormo tem torturado ao longo dos anos. Os animais atacam a bruxa levando-a a morte. Lamia então ataca Tristan pessoalmente, mas ele defende-se dela com um dispositivo que o protege, um poderoso relâmpago parafusos. Tristan então confronta Lamia, que vê as irmãs caídos no chão,ela corta tiras que mantem presa Yvaine antes de atirar para baixo sua faca.Ela ordena a Tristan e Yvaine a sair, dizendo que a eterna juventude e beleza parecem sem sentido, sem suas irmãs para compartilhar com ela. Assim , quando Tristan e Yvaine tentam sair, Lamia solta gargalhadas e torna a fechar as portas do castelo, capturando-os. Ela então usa a sua magia em inúmeros pedaços de espelhos, causando chuvas de vidro para voar em Tristão e ferir a fim de evitar que Yvaine lhe escape. Lamia aborda Yvaine e Tristan com a faca e com ela revela seu plano: matar Tristan seria inútil pois o amor de Yvaine é bastante evidente para ele então matando ele iria quebrar seu coração, tornando-o inútil. Ela também agradece a Tristan por ter matado suas irmãs dizendo que agora ela pode ter o coração de Yvaine todo para si mesma. Yvaine então apaixonadamente abraça Tristan e ilumina todo o local, cegando Lâmia.

Empusa e Mormo

Lamia vive com suas duas irmãs Empusa e Mormo. Elas são mais do que qualquer outra poderosa bruxa de Stormhold, e, apesar delas serem formidáveis bruxas, por direito próprio, elas não são tão poderosas como Lamia e, portanto, ela faz a maior parte dos combates. Durante uma feroz batalha Lilim do hall de entrada, Empusa, é morta por Septimus depois que ele lança a lâmina que utilizam para desmembrar seus animais através de seu peito.Mormo é um pouco obesa, mas possui imensa força física. Quando ela se move para atacar e matar Tristan, ele lança seu raio e a mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário