A VIDA É O QUE FAZEMOS DELA!


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Canção Élfica

Elfen Lied







Elfen Lied , Canção Élfica é um mangá criado por Lynn Okamoto, e posteriormente adaptado para anime, que conta a história de uma possível evolução da humanidade. Juntando cenas de nudez, mutilação, assassinatos, tortura, preconceito e muita ação e sangue, rapidamente alcançou uma legião de fãs. Com uma história triste, Elfen Lied tenta mostrar o lado cruel do ser humano com tudo aquilo que é diferente, novo fazendo cada um de seus fãs a pensarem em suas atitudes com o seu mundo particular de amigos e familiares. Foi publicado na revista semanal Young Jump (a mesma de Gantz) pela Shueisha.
Conta a história de humanos evoluídos, que com o sofrimento e preconceito causado pelos humanos por causa do medo de serem extintos, só nasceram para matar por causa de sua vingança. Esses seres são chamados de Diclonius. Eles têm chifres e poderes especiais, e nenhum amor pelas pessoas (consequência do sofrimento e maus tratos por causas de experiencias cientificas dolores). Nascem de pais normais, e os matam quando ainda são crianças por não poderem controlar seus vectors. Quando um deles é identificado, são presos e mantidos em segredo, enquanto são feitos testes com eles.








Resumo


Elfen Lied mostra uma evolução da humanidade, os Diclonius. Os Diclonius se parecem muito com humanos normais, porém, possuem algumas diferenças: possuem um par de pequenos chifres em suas cabeças, sempre possuem olhos e cabelos avermelhados/rosados, e conseguem sentir a presença de outros de sua espécie. A principal diferença são seus vectors, que são como braços invisíveis que saem de suas costas. Geralmente são dois pares e podem variar a área de alcance, e usam esses "braços" em especial para matar e para se defender de tiros. Por causa dessas características especiais, os Diclonius sofrem grande preconceito; por isso, logo aprendem a ter um certo ódio por humanos e começam a matar. Graças a esse instinto assassino, eles são mortos ou trancados em um laboratório assim que identificados, onde começam a fazer experiências com eles, aumentando ainda mais seu ódio.
Os Diclonius nascem de pessoas normais, mas cujo o pai ou a mãe foi infectado com um dos vectors de outro Diclonius em seu cérebro.
A história começa com a fuga de Lucy, uma poderosa Diclonius, de uma ilha, um centro de pesquisas, fortemente protegido por gente armada, com uma instalação científica enorme. Na tentativa de impedi-la, um sniper acaba acertando seu capacete e a derruba no mar. Depois ela é encontrada por Kouta e sua prima, Yuka, sem roupas, sem memória alguma, com comportamento de uma criança pequena e a única coisa que conseguia falar era "Nyuu". Por ela só saber falar isso, eles acabam chamando-a de "Nyuu" mesmo. Depois ela acaba indo morar com Kouta, numa antiga pensão fechada, que ele havia alugado para morar enquanto estudava na universidade. Enquanto isso, o pessoal que trabalha no laboratório está desesperado atrás da Lucy, e enviam assassinos profissionais e outras Diclonius atrás dela.







Personagens

  • Lucy/ Nyuu: Uma Diclonius, é a personagem principal da série. Sua personalidade é assassina, querendo matar todos, sentindo prazer nessa ação. Pensa assim pelo jeito de como ela era tratada quando criança, humilhada, sofrendo abusos e preconceitos, de todos à sua volta. Porém, com a sua fuga do laboratório, levou um tiro no capacete que usava, afetando sua cabeça, surgindo assim sua outra personalidade, Nyuu. Quando está com essa personalidade, a única coisa que fala é "Nyuu!", de onde vem o seu nome, mas com o passar da história Kouta e Yuka vão-lhe ensinando novas palavras. É infantil, inocente, boa, e se preocupa com todos. Enquanto ela esta como Nyuu, Lucy, a personalidade assassina, fica adormecida. Sua personalidade muda de repente, normalmente quando sofre um estímulo, como uma ameaça ou algum sentimento de raiva ou ódio, ou quando leva uma pancada na cabeça. Lucy desde criança é apaixonada por Kouta.
  • Kouta: Instintivamente, tenta proteger todas as garotas à sua volta (por causa da morte de sua irmã), tendo um coração bom e aberto para todos. Volta para a cidade onde passava o verão quando criança, por causa da universidade. Encontra sua prima, amiga da sua infância, Yuka. Vai morar numa antiga pensão fechada, que ele aluga para morar. Encontra uma garota nua na praia, Nyuu, e a acolhe em sua casa. E quando ele descobre que muita gente esta atrás dela, ele promete defendê-la. Ele "perdeu" parte de sua memória da infância, que era algo relacionado com a terrivel morte que seu pai e sua irmã sofreram e que ele estava presente. Quando descobre que Lucy matou seu pai e sua irmã, Kanae, ele a perdoa por mais triste que tenha ficado.
  • Yuka: É a prima de Kouta. Quando pequena, gostava dele, sentimento que ainda se mantém depois de tanto tempo de separação. Encontra Nyuu com Kouta, e os dois decidem cuidar dela. Com o passar do tempo, começa a desenvolver um ciúme por Kouta. Adota junto com Kouta a jovem Mayu e a Diclonius Nana.
  • Mayu: Uma garota jovem, com quase 14 anos. Sempre sofreu muito na infância, abusada sexualmente pelo seu padastro, e ao contar isso para sua mãe é repreendida (com um tapa no rosto) pela mesma que não acreditou. Então ela resolve fugir com apenas a roupa do corpo. Tem dificuldade em confiar nas pessoas, mas ainda assim é boa com todos, nunca tentando fazer algo por si. Tinha como seu único amigo o cão Wanta. Conheceu Kouta e Yuka enquanto ainda morava na rua, e depois de eles saberem da situação dela, resolvem adotá-la, fazendo um acordo com a mãe dela. Ela então passa a morar com eles.
  • Kurama: É o chefe do centro de pesquisas de Diclonius numa instalação militar dentro de uma ilha. Sofreu muito quando começou a trabalhar com as crianças, porém rapidamente parou de se importar com elas, já que viu que elas eram assassinas, inimigas naturais dos humanos. Ele geralmente era o responsavel de matar os Diclonius recém-nascidos. Mas muda de idéia, em relação a eles, quando sua filha nasce com chifres.
  • Nana: É uma jovem Diclonius de nome Sete (Nana). Diferente de outras do mesmo tipo, não tem sentimentos assassinos ou de ódio; ao contrário, mostra grande paixão e bondade, não conseguindo o seu poder no máximo, passando a ser uma das que são menos problemáticas. Ela passa a chamar Kurama de "Papa" e passa a achar que ele é seu pai, e, por isso ela aguenta qualquer dureza se for pelo bem de seu pai querido. Depois Kurama dá a ela uma ordem para ir atrás de Lucy, porém ao encontra-la, elas lutam magníficamente mais Nana perde. Lucy arranca seus braços e pernas, e depois ela passa a usar próteses. Quando isso ocorre, os donos do laboratório acham melhor matá-la. Para salvá-la, Kurama solta ela e lhe da uma bolsa cheia de dinheiro. Depois ela passa a viver com Kouta e Yuka.
  • Bandou: Um agente especial da Agência de Polícia Nacional, o que mais lhe dá prazer é matar as pessoas, ver sangue. Não se importa com ordens, e só cumpre as missões de assassinato. Odeia que trabalhem junto com ele, já que é muito individualista. Depois de ter seus braços amputados e seus olhos destruidos por Lucy, Bandou desenvolve um enorme anseio de vingança. Após enfrentar e ser derrotado por Lucy, Mayu encontrou-o agonizando na praia pedindo socorro. Mais tarde, a mesma fala demais sobre Lucy e só não é agredida por Bandou por causa de uma promessa que ele fez a ela, em agradecimento ao socorro prestado.
  • Mariko: Verdadeira filha do diretor Kurama, possui mais do que o dobro de vectors de Lucy, todos com o alcance de 11 metros. Tem cinco anos de idade, e viveu sempre confinada desde que nasceu, desejando conhecer seus pais, fato que se concretiza no 13º episódio. Como é a Diclonius Supremo, com pares de vectors demais (33 vectors) e 11 metros de alcance (Lucy tem 2 metros de alcance), foi implantado explosivos dentro do seu corpo, caso Mariko desobedeça as ordens.
  •  Diretor Geral Kakuzawa: Chefe de Kurama, cientista sem escrúpulos que faz qualquer coisa para atingir seus objetivos, incluindo promover uma chacina, pegou a filha de Kurama, Mariko, e encheu-a de explosivos para assegurar a obediência da menina e também para obrigar Kurama a fazer o que ele manda, vê os diclonius como armas de guerra quando consegue um ele a/o transforma em um demônio sedento por sangue através de torturas altamente hediondas e experiências bárbaras.







Influências artísticas
 
 
 
No anime há muitas influências artísticas. A letra da música de abertura, Lilium, em latim, é baseada em passagens bíblicas. As imagens da abertura e do encerramento são intertextualizadas com quadros famosos do pintor simbolista austríaco Gustav Klimt como Friso Stoclet e Dénae.

Mangá

  Lynn Okamoto lançou o mangá Elfen Lied, publicado capítulo por capítulo na Young Jump, fechando um volume inteiro quando atingisse um número de capítulos. Publicado pela Shueisha, terminou com o lançamento do décimo segundo volume.

Anime

Por causa do sucesso Elfen Lied ganhou uma versão de anime, composta de 13 episódios. Seguiu o curso do mangá até certo ponto, terminando sem chegar ao final da história. Provavelmente haverá uma continuação em anime da segunda parte do mangá.
Foi lançado um OVA especial, intitulado Como Pode uma Garota ter esses Sentimentos, que igualmente é conhecido como episódio perdido. O OVA situa-se entre o episódio 10 e o 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário